O QUE É HIPERTROFIA MUSCULAR E COMO ACONTECE?
NUTRIÇÃO ESPORTIVA


Hoje em dia o que mais se fala é sobre a hipertrofia muscular, porém, poucos tem um conhecimento verdadeiro sobre ela e como ela realmente acontece.
Mais que explicar o que ela é, também é importante que você saiba como funciona e quais fatores que contribuem para que ela aconteça.
A hipertrofia muscular é algo muito desejado pelos praticantes de musculação, ela acontece quando os músculos sofrem microlesões nas fibras por causa da sobrecarga, ocasionando o aumento de massa muscular.
Porém, ao contrário de que alguns pensam, a hipertrofia só ocorre após o exercício, quando o organismo começa a “recuperar” as fibras musculares. Para que tudo seja feito de maneira eficiente e precisa, e acarrete o ganho de massa magra, a hipertrofia traz consigo três pilares para o processo: treino intenso, descanso e dieta. Sendo que, quando alguns deles está prejudicado, ele interfere diretamente na recuperação da fibra e também no crescimento do músculo.
O SONO É IMPORTANTE PARA ESTE PROCESSO?
Com toda certeza, pois é durante o sono que o corpo libera alguns hormônios responsáveis para a recuperação das células do tecido muscular, se adaptando para aquela carga que está sendo exposta, causando a hipertrofia. Por isso, a falta de um descanso devido, além de atrapalhar o crescimento muscular, ocasiona o catabolismo, ou seja, estimula a perda de massa muscular que a pessoa já tinha.
E POR QUE A ALIMENTAÇÃO É TÃO IMPORTANTE, PRINCIPALMENTE O CONSUMO ADEQUADO DE PROTEÍNA?
Claro que o carboidrato e as gorduras também possuem grande importância na alimentação de qualquer pessoa, já que são eles os responsáveis pela obtenção de energia. Porém, é a proteína que auxilia no processo de reparação do músculo, pois é ela que contribui para o seu crescimento. Quando não há uma quantidade suficiente da substância no organismo, todo o processo é invertido e, em vez de acontecer o ganho de massa, há uma perda do músculo já existente. Entretanto, quem tem dificuldades em ingerir toda proteína necessária, uma boa opção são os suplementos hiperproteicos, que são especialmente formulados para esse consumo. Outro fator contribuinte da ingestão de proteínas para hipertrofia é o aceleramento do metalismo, aumentando o gasto calórico e diminuindo o percentual de gordura.
Agora você já sabe que para se ter bons resultados de hipertrofia, é muito importante uma alimentação adequada combinada com exercícios físicos individualizados e um sono reparador. Além disso, procure um profissional qualificado para lhe auxiliar neste processo e com isso, logo os resultados aparecerão.
E aí? Me conta se você sabia destas dicas e compartilhe com quem precisa saber destas informações.
Beijos nutridos.
Dra. Vanessa Pavan

