MASTIGAÇÃO CORRETA x DOENÇAS
ALIMENTAÇÃO X DOENÇAS


Sabemos que a mastigação correta contribui diretamente para uma boa digestão e evita alguns problemas relacionados ao estômago como azia, refluxos e até gastrites. O recomendado pelos especialistas é mastigar o mesmo alimento no mínimo 30 vezes. Porém, por ser um movimento automático e as vezes pela correria do dia a dia, nós acabamos não dando a atenção necessária para isso e acabamos acarretando sérios problemas.
A mastigação feita de maneira certa traz inúmeros benefícios, um deles é a diminuição da compulsão alimentar, isso se deve porque o nosso organismo precisa de pelo menos 20 minutos para transmitir ao cérebro que está saciado. Quando a mastigação acontece de forma muito rápida, o cérebro não consegue captar a mensagem na mesma velocidade, e assim, comemos mais até que ele consiga entender que estamos satisfeitos. Esse fator, consequentemente, contribui para um ganho de peso e até obesidade pois, comemos mais e ingerimos mais fonte de energia do que gastamos, ocasionando esses distúrbios.
Durante o processo de mastigação, cada dente possui uma função diferente, sendo que os incisivos são para cortar os alimentos, os pré-molares para triturar e os molares para pulverizar o bolo alimentar. Por isso, durante todo o processo é importantíssimo que os movimentos sejam circulares e de forma alternada para não adquirir problemas odontológicos.
Para quem possui dificuldades e maus hábitos de mastigação, alguns especialistas recomendam a goma de mascar para “treinar” as glândulas salivares, porém, é preciso cuidado pois, quando há um excesso de mastigação de chicletes isso pode acarretar problemas nos músculos da mandíbula comprometendo o sistema articular, ocasionando fortes dores de cabeça. Além de estimular a produção de suco gástrico, pois o cérebro entende que estaremos ingerindo alimentos e com isso, podemos piorar sintomas como dor de estômago.
Diante de todas estas informações, é notório o quão importante é a mastigação correta, para melhorar diversos problemas e prevenir outros. Por isso, mesmo com a rotina acelerada, observe se você mastiga de maneira correta, com certeza isso trará melhorias significativas em sua vida.
E aí? Gostou desta informação? Compartilhe com quem precisa saber.
Beijos nutridos.
Dra. Vanessa Pavan

