AS MELHORES FRUTAS PARA AUXILIAR NO EMAGRECIMENTO E ACELERAR O METABOLISMO

EMAGRECIMENTO

Vanessa Pavan

Hoje em dia está cada vez mais frequente a busca por uma alimentação mais saudável para melhorar a qualidade de vida e longevidade. Além disso, muitas pessoas buscam constantemente emagrecer e já fizeram diversas dietas da moda sem acompanhamento adequado e com isso, vivem no “efeito sanfona” (emagrecem e ganham peso novamente).

Uma boa estratégia para baixar o peso e diminuir a gordura abdominal acumulada é comer diariamente frutas que favoreçam a perda de peso, seja por conta da baixa quantidade de calorias, pela sua grande quantidade de fibras ou pelo seu baixo índice glicêmico.

As frutas em geral, são ricas em fibras, principalmente se ingeridas com a casca e com isso, prolongam a sensação de saciedade, fazendo com que tenhamos menos vontade de beliscar entre as refeições. No entanto, é importante que sejam consumidas em quantidades adequadas, sendo incluídas nos lanches ou como sobremesa das refeições principais.

A porção recomendada é de 2 a 3 frutas diferentes por dia, sendo importante incluí-las em uma dieta hipocalórica que deve ser acompanhada por atividades físicas regulares. Isso permite aumentar o metabolismo e usar as reservas de gordura acumuladas no corpo, favorecendo o emagrecimento.

Pensando nisso, listei abaixo as melhores frutas para auxiliar no processo de emagrecimento e acelerar o metabolismo.

1) MIRTILO

Calorias em 100 g: 57 calorias e 2,4 gramas de fibras.

Porção recomendada: 3/4 de xícara.

O mirtilo ou blueberry é uma fruta que possui diversos benefícios para a saúde, pois tem baixa quantidade de calorias e grande concentração de fibras, ajudando a controlar os níveis de açúcar no sangue e a diminuir o colesterol LDL.

Além disso, o mirtilo é rico em antioxidantes, diminuindo a inflamação do organismo e os danos provocados pelos radicais livres.

2) MORANGO

Calorias em 100 g: 30 calorias e 2 gramas de fibra.

Porção recomendada: 1/4 de xícara de morango fresco inteiro.

O morango ajuda a emagrecer pois contém calorias negativas além disso, é rica em compostos bioativos devido a sua elevada quantidade de vitamina C, folato e compostos fenólicos, que proporcionam efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios.

Além disso, os morangos são ricos em fibras, ajudando a controlar os níveis de açúcar no sangue, já que aumentam a sensação de saciedade, diminuindo as calorias ingeridas e favorecendo a perda de peso. Também são ricos em potássio, o que ajuda a regular a pressão arterial.

3) KIWI

Calorias em 100 g: 50 calorias e 2,7 gramas de fibras.

Porção recomendada: 1 unidade média ou 100 gramas.

O kiwi tem efeito laxativo e é rico em vitamina C e fibras, ajudando a melhorar o funcionamento do intestino, aumentar a sensação de saciedade e favorecer a atividade do sistema imune. Além disso, por conter clorofila em sua composição, também possui efeito detox.

4) PÊRA

Calorias em 100 gramas: cerca de 53 calorias e 3 gramas de fibras.

Porção recomendada: 1/2 unidade ou 110 gramas.

A pêra ajuda a emagrecer porque é rica em fibras, que ajudam a melhorar o trânsito intestinal e tirar a fome, além de ajudar a regular os níveis de colesterol no sangue. Para ter mais vantagens na perda de peso, é recomendado consumir essa fruta 20 minutos antes do almoço ou do jantar, pois assim é possível garantir a sensação de saciedade e comer menos na refeição.

5) PITAYA

Calorias em 100 g: 50 calorias e 3 gramas de fibras.

Porção recomendada: 1 unidade média.

A pitaya é uma fruta com poucas calorias, rica em antioxidantes, como as betalaínas e flavonóides, além de possuir vitamina C, ferro e fibra, entre outros compostos que favorecem a perda de peso, a melhora do sistema imune, o controle do açúcar no sangue e a diminuição da gordura acumulada no fígad

6) LIMÃO

Calorias em 100 gramas: 14 calorias e 2,1 gramas de fibras.

É diurético, rico em vitamina C e um potente antioxidante, ajudando a eliminar as toxinas e a deixar a pele mais viçosa. Tomar uma xícara de chá da casca de limão diariamente é uma ótima forma de consumir o limão sem açúcar e aproveitar todos os seus benefícios. Além disso, o limão também ajuda a reduzir o colesterol e o açúcar no sangue.

7) PÊSSEGO

Calorias em 100 g: 44 calorias e 2,3 gramas de fibras.

Porção recomendada: 1 unidade médica ou 180 g.

O pêssego é rico em antioxidantes, como carotenoides, polifenóis e vitamina C e E. Devido aos seus componentes bioativos, o pêssego ajuda a melhorar o funcionamento do intestino, diminuir a retenção de líquidos, ajudando a eliminar as toxinas do corpo, e promover a perda de peso, já que aumenta a sensação de saciedade.

8) MAÇÃ

Calorias em 100 g: 56 calorias e 1,3 gramas de fibra.

Porção recomendada: 1 unidade média de 110 g.

A maçã ajuda a emagrecer pois é rica em antioxidantes como catequinas e ácido clorogênico, além de conter fibras como a quercetina, que ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue, a melhorar a digestão e a diminuir os níveis de colesterol e triglicerídeos. Além disso, o consumo regular de maçã pode ajudar a diminuir o risco de doenças cardíacas, câncer e asma.

A maçã assada com canela ou com cravo da índia contém poucas calorias e é uma sobremesa deliciosa e nutritiva.

9) AMEIXA

Calorias em 100 g: 46 calorias e 1,4 gramas de fibras.

Porção recomendada: 1 unidade e meia ou 100 gramas.

A ameixa pode ajudar a reduzir o peso devido ao fato de ser rica em fibras, diminuindo o tempo de digestão e aumentando a sensação de saciedades logo após a refeição, diminuindo o apetite. Além disso, essa fruta contém polifenóis, que possuem efeito anti adipogênico, ou seja, ajudam a diminuir a formação de tecido adiposo no corpo.

10) MAMÃO

Calorias em 100 g: 55 calorias e 1,8 gramas de fibras.

Porção recomendada: 1 xícara de mamão cortada em cubos ou 100 gramas

O mamão possui poucas calorias e é rico em fibras, ajudando a melhorar o funcionamento do intestino. Além disso, por ser rico em vitamina C e água, também ajuda a diminuir a retenção hídrica, aliviando a sensação de barriga inchada, por exemplo.

O mamão também é bom para ajudar no controle da diabetes e aliviar os sintomas da gastrite, pois contém uma enzima chamada Papaína, que auxilia no processo de digestão.

E você? Inclui no seu dia a dia alguma das frutas acima e sabia destes benefícios? Compartilhe com quem precisa saber destas dicas.

Beijos nutridos.

Dra. Vanessa Pavan